19 janeiro, 2015

Nota mil



Não posso deixar passar batido o número surpreendente divulgado recentemente. Apenas 250 alunos, dos mais de 6 milhões de candidatos, tiraram a nota máxima na prova de redação do Enem. Ou seja, apenas 250 estudantes são capazes de ler, interpretar, tirar conclusões, organizar as ideias e passar para o papel de forma clara, coesa e sem erros gramaticais. É claro que algumas matérias mostram que a correção da redação do Enem é questionável, mas esses são os números que temos para tirar conclusões.

Um ponto que me chamou a atenção foram as matérias posteriores contando que a “paixão por sagas literária unem os estudantes nota mil do Enem”. Em nenhum momento deixei de acreditar que estes 250 estudantes possuem o hábito de leitura (E dedicaram algum tempo de treino). Taiane Cechin, de 17 anos, foi uma destas pessoas a produzir o texto impecável. Em entrevista para o Jornal Folha de São Paulo confessou que a saga Guerra dos Tronos e a trilogia do Senhor dos Anéis estão na sua lista de favoritos. Esses livros também estão na lista de favoritos de outro aluno nota mil, Arthur Novais Haddad, de 19 anos.

Um aluno quase nota mil, mas que mesmo assim merece o mérito, Luiz Montenegro, 19, tirou a nota 980 e conta que sempre procura ler bastante. Na mesma entrevista para a Folha de São Paulo, conta que Dan Brown é seu autor predileto.

O ponto que quero destacar é que esses três alunos, com formações em escolas diferentes (Tanto pública quanto particular) e em cidades diferentes, nos mostraram novamente que a leitura é fundamental. Não importa se é um clássico literário, uma saga aclamada ou um best-seller feito para vender. A leitura é essencial para a formação de um bom escritor. Leia livros, leia jornais, leia revistas, leia críticas, leia crônicas, leia bula de remédio e rótulo de shampoo. Apenas leia!



Um brinde aos alunos nota mil e àqueles que quase chegaram lá!