26 novembro, 2014

Como organizar suas histórias – Parte 1: Criando seu mundo e seus personagens



Ao longo do tempo que passei — virtualmente — com vários escritores, eu percebi que, além de poucos serem escritores já realmente publicados, todos tinham uma coisa em comum: a falta de organização com seus projetos. Não apenas em uma coisa em relação a ele, mas várias. Tanto na organização quanto na dificuldade em certos detalhes que são cruciais para a construção de um livro. E, principalmente, com o foco, de estar focado unicamente em uma história quando se têm várias esperando sua vez para serem escritas que tentam constantemente reivindicar seu espaço na cabeça do autor e sua atenção.

Inicialmente, eu confesso que estranhei isso. Eu pensei que todos eram como eu, que marcavam em um resumo até cada vírgula do texto, faziam um planejamento completo e tudo mais. E que ainda ocultava todas as pastas sobre as outras histórias para eu não abri-las e ficar pensando nelas por muito tempo até que eu me convertesse para tentar escrevê-las (só o comecinho…). Eu sou assim, e isso torna minha vida como escritora muito fácil. Não sei se é porque eu tenho essa característica de organização extrema, que provém do meu signo de virgem. Acredito que o motivo seja este.

Muita gente — amigos envolvidos com a literatura, na maioria das vezes — me perguntou como eu conseguia “terminar um livro”, porque muitos dos meus colegas não terminaram seus livros, justamente por não conseguirem se focar unicamente naquele projeto. E eu sempre dava a minha resposta, o que eu fazia, como fazia. No final, eu acredito, tudo o que envolve é como você planeja a sua história, o foco e, claro, o que não pode faltar: a sua dedicação. Escrever um livro sem se dedicar bastante, abrindo mão de finais de semana, chopada da faculdade e outras coisas assim… Você acabará por nunca terminar um livro tão cedo, ou pelo menos na velocidade que você quer. E, naturalmente, pode acabar perdendo a inspiração e/ou a empolgação para continuar escrevendo.

O objetivo desse post é ajudar os escritores que sentem a necessidade de organizar melhor as suas ideias e seus arquivos de seus projetos literários. As dicas estão separadas em três partes, sendo a primeira sobre a história e seus personagens, a segunda sobre planejamento e foco, e a terceira eu coloco algumas ideias que podem ajudar a simplificar o seu trabalho mais para frente. Então, vamos lá!

Sua História

Você já tem seu projeto em mãos. Já sabe o que quer fazer, que rumo a história vai tomar e até já decidiu o final. Mas não pode simplesmente começar assim!

O que sugiro, inicialmente, é fazer um questionário sobre tudo, com perguntas objetivas e respostas detalhadas — se necessário. Você não pode se esquecer de nada, caso contrário, pode acabar deixando uma ponta solta ao decorrer do seu livro ou acabar se contradizendo em alguma parte.
Por exemplo: se a sua história é de ficção, fantástica ou científica, e se passa em um mundo diferente e criado por você, é necessário realizar um questionário sobre o mundo no qual a história se passa.

Qual o nome dele? Como ele é? Existe alguma forma de divisão de regiões, países, etc.? Qual a raça predominante? Qual a idade do mundo? Qual o universo tecnológico dele? Há algum tipo de transporte de um mundo para outro? Se sim, qual? Qual a história mais importante do seu mundo?

Este questionário é interessante, porque te ajuda a organizar melhor as ideias sobre o seu mundo. Isso pode se aplicar tanto para cidades fictícias, países e outros tipos de regiões também. Faça várias perguntas a si mesmo a respeito do mundo ou lugar que você criou. Crie o seu mundo nos mínimos detalhes possíveis, mesmo que você acabe não os usando, pois isso facilita muito. E conforme você for escrevendo a sua história, vá adicionando mais detalhes sobre o mundo que podem acabar surgindo conforme você escreve. Crie fichas, questionários, até mesmo um mapa se precisar. Mas não deixe de se organizar.

O que pode acontecer se você não fizer isso, é acabar tendo um bloqueio criativo no meio da história e acabar voltando meses depois e estar totalmente perdido. Sem o seu planejamento e sem os detalhes sobre o seu mundo, você será obrigado a reler tudo o que escreveu, estudar todos os detalhes — implícitos ou explícitos —, e com isso você acabará perdendo muito tempo, até se relembrar de tudo. E até mesmo, perdendo a inspiração de voltar a escrever aquele livro.

Seus Personagens

Os personagens dão vida à sua história, e para que eles se encaixem perfeitamente, eles precisam ter, nada mais nada menos, do que vida. Criar um personagem não é apenas dar nome e característica. Você precisa dar vida a ele, como se fosse um filho seu. Então, crie uma ficha sobre ele, como se o estivesse matriculando em algum lugar, ou até mesmo contando a história dele.

Qual o nome do seu personagem? Quantos anos ele tem? Como ele é fisicamente? Quais as suas características? Seus defeitos e qualidades? Sua história? Seu signo? Sua personalidade? Qual sua altura? Ele tem algum carinho ou desafeto por alguém? Tem alguma fobia ou algum trauma?

O importante é você dar vida a ele. Escreva sobre ele como se ele fosse alguém que você conheça perfeitamente bem — e você conhece, porque você mesmo o criou. Os personagens mais perfeitos são aqueles que também são imperfeitos. Os mais próximos de pessoas que realmente existem. Não tenha medo de colocar defeitos. Não tenha medo de tornar seu personagem odiado ou amado demais. Quanto mais humano, em questão de personalidade e emoções, melhor! Quanto mais personalidade você inserir nele, mais seus leitores — ou até mesmo você — irão se identificar com ele, e até mesmo gostar ou desgostar muito dele. Se você conseguir fazer com que o leitor crie um carinho ou desgosto pelo personagem, seja intencional ou não, é um ótimo sinal: porque você tocou o seu leitor, conseguiu despertar um sentimento nele por um personagem do seu livro. Sendo boa ou ruim, haverá uma conexão entre ambos.

Se você tem dificuldade para criar personalidades, aqui vai uma dica: procure nos signos. Você acreditando ou não, isso ajuda de alguma forma. Perfis de signos geralmente são muito completos, apontando todos os defeitos e qualidades de alguém que pertence àquele signo, e você pode acabar aplicando no seu personagem para torna-lo mais humano. Procure combinar seus personagens com as personalidades inseridas nos signos deles. O resultado, se bem trabalho, na maior parte das vezes é muito bom.

Fazendo isso, fica bem mais fácil, não fica? Experimente e depois me conte a experiência!

Boa escrita para você!